IMPRENSA | SBACV Acontece

DEFESA PROFISSIONAL NO ENCONTRO PAULISTA

 

Em discussão, o número de faculdades de medicina, a qualidade do ensino médico, qual a Residência ideal e a necessidade de fortalecimento da área no âmbito político institucional
 

O Vice-Presidente da Nacional, Dr. Bruno de Lima Naves, e a Dra.  Ana Terezinha  Guillaumon (SP), coordenaram os trabalhos do Módulo I – Defesa Profissional – Educação Médica, nesta quinta-feira (17), durante do XVI Encontro São Paulo de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Dr. Bruno Naves representou o Presidente, Dr. Roberto Sacilotto, que participava da abertura do Projeto Circulando Saúde, em São Luís (MA).

O Vice-Presidente destaca que foi um trabalho muito profícuo, com três aulas sobre os temas: educação médica, o número adequado de faculdades no Brasil e porque não fazer exame de ordem.

“Discutimos a importância e as alternativas para melhorar o ensino médico no país, considerando o crescente número de faculdades. A meta é elevar o nível de formação dos profissionais e a proposta da SBACV é avaliar as residências médicas sistematicamente, com a aplicação de um exame que identifique a qualidade do ensino prestado ano a ano. O segundo tema discutido, também abrangendo a formação médica, foi se seria adequada a implantação de uma espécie de exame da Ordem Médica para todos médicos, o que poderia extinguir a aplicação de diferentes provas segmentadas nas diferentes especialidades, a exemplo do que faz a Ordem dos Advogados. Por fim, o debate foi sobre qual a Residência Médica ideal e se o último ano poderia ser destinado especificamente à área de atuação do profissional, o que também acabaria com diferentes provas para formações específicas”, declara Dr. Bruno Naves.

O tema Defesa Profissional reuniu representantes do Sindicato dos Médicos de São Paulo, da Associação Paulista de Medicina (APM), do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) e também abrangeu discussões sobre a importância da atuação de uma Frente Médica Parlamentar para atuar de maneira mais incisiva na aprovação dos projetos envolvendo temas de interesse da classe médica.



 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR – SBACV

RUA ESTELA 515, BLOCO E, CONJUNTO 21 - VILA MARIANA - CEP 04011-904 - SÃO PAULO

Copyright © 2016 - SBACV - Todos os direitos reservados